As vendas no WhatsApp já são uma realidade e acompanham a evolução do mercado e a forma que o novo consumidor compra. O aplicativo tem se tornado usual nos processos comerciais e importante aliado na conquista de novos negócios.
Neste artigo irei mostrar como você pode realizar vendas pelo WhatsApp, adaptando seus processos comerciais.
Benefícios das vendas no WhatsApp
Se conduzida da forma correta, uma negociação no WhatsApp pode ser muito bem-sucedida. Entre os principais benefícios estão:
– Facilidade de acesso ao cliente (caso você já tenha tentado uma cold call ou e-mail);
– Mais agilidade para atender diversos contatos ao mesmo tempo;
– Grande taxa de aderência por clientes que são mais informais ou que têm pouco tempo para reuniões e e-mails;
– Maior proximidade com o cliente no pós-venda.
Modelando o processo comercial dentro do WhatsApp
Se sua equipe comercial irá começar estabelecer vendas no WhatsApp, primeiro será necessário adaptar seu processo comercial. Confira as melhores práticas para isso:
Use o WhatsApp para qualificar o lead
Comece a abrir o contato com o cliente usando o WhatsApp para isso. Aproveite para perguntar ao cliente, usando o aplicativo, a melhor data e horário para uma possível reunião. Como as pessoas checam o celular com maior frequência, isso aumenta as chances de retornos.
Lembretes mais ágeis
O WhatsApp também pode ser utilizado por sua equipe para envio de lembretes de reunião e evitar faltas. Ainda é possível usar o aplicativo para compartilhar apresentações comerciais e demais conteúdos relevantes.
Aliado do pós-vendas
Após a assinatura do contrato ou entrega do produto, a sua comunicação com os clientes pode ser realizada pelo WhatsApp, especialmente quando estiver relacionada com alinhamento de detalhes de contratação, e acompanhamento dos serviços prestados, feedbacks etc.
Dicas práticas de vendas
Agora que já entendemos alguns cuidados em como tratar com um cliente pelo WhatsApp vamos acompanhar algumas dicas estratégicas para usar essa rede social na sua estratégia de vendas.
Dê preferência para as listas de transmissão
Ao usar uma lista de transmissão no lugar de um grupo, por exemplo, você mantém um tom de voz mais próximo, de conversa individual. Assim, seu cliente se sente único, o que faz grande diferença nas vendas.
Ofereça conteúdo relevante
Você pode usar o WhatsApp para envio de material de apoio, conforme comentei acima, o que é essencial para reforçar seus argumentos de vendas. Mas, não entregue qualquer conteúdo. Foque em oferecer algo que tenha relevância para o seu cliente: novidades do segmento, inovações que ele pode aplicar, tendências do mercado etc.
Categorize seus clientes
Algo que é importante e recomendo, é classificar os clientes de acordo com o seu estágio de negociação. O WhatsApp Business, uma versão do tradicional aplicativo, oferece etiquetas para que você organize seus contatos. Vale a pena testar.
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