A transformação digital se refere a um conjunto de iniciativas e tecnologias que está mudando as relações entre consumidores e empresas. Nesse sentido, ela melhora a experiência dos clientes e atende os requisitos deles, que estão cada vez mais exigentes.
Impactos da transformação digital
Esse movimento altera além dos processos e materiais, o mindset das empresas e seus colaboradores. É a formação de uma nova mentalidade, que torna as organizações mais propensas a lidar com o investimento em tentativas e fracassos, o que aumenta a capacidade de inovação.
Para que ela funcione é preciso que os lideres e empreendedores desafiem constantemente seus métodos, propondo novas formas de olhar para a entrega dos produtos, serviços e experiência do cliente. É uma nova forma de fazer o que precisa ser feito: entregar o melhor ao consumidor e encantá-lo.
No que devo investir para essa mudança?
Essa definição vai depender da realidade do setor. Temos disponíveis tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas, por exemplo. Termos que até bem pouco tempo faziam parte apenas do imaginário, agora já estão integrados ao dia a dia de algumas empresas que estão na vanguarda, liderando esse movimento.
Busque formas de atendimento digital, como o WhatsApp ou o Telegram. Da mesma forma, exponha seus produtos nas principais Redes Sociais (Facebook e Instagram), utilize plataformas de Custom Relationship Management – CRM para gerenciar todas as fases da jornada do consumidor dentro da sua empresa. Se não puder usar plataformas próprias, faça essa gestão com o que você tem disponível (planilhas, ferramentas de disparo de e-mails).
O que fazer para acelerar a transformação digital na sua organização?
As organizações totalmente adeptas aos modelos tradicionais estão sumindo de forma rápida. E, praticamente, não existe mais nenhuma empresa operando no modo 100% analógico. Mesmo nas empresas familiares e de menor porte, algumas iniciativas já têm sido adotadas. Negócios locais e outros tipos de prestadores individuais de serviço já perceberam a importância de estabelecer uma presença digital, visando captar clientes e desenvolver suas marcas.
Como vimos, para que a transformação digital tenha sucesso e traga benefícios reais, é necessário o envolvimento amplo, com uma mudança genuína na forma de pensar e agir por parte de todos os envolvidos no processo de gestão e operação da empresa. Vai muito além de manusear ferramentas, está atrelado ao “pensar digitalmente”.
Conte com a IAN para te ajudar na transformação digital da sua empresa
Aqui na IAN Vendas Estratégias estamos alinhados com as principais tecnologias que auxiliam o time de vendas a obter melhores resultados. Clique aqui, fale conosco e descubra.