Muitas vezes você possui um excelente produto ou serviço, mas não consegue vender da forma que gostaria, não é mesmo. Nesses momentos, um conceito tem de estar muito claro na sua mente: encantar o cliente por meio da excelência no atendimento, é primordial para os seus resultados. Isso desde o primeiro contato.
Convencer um cliente de que seu produto ou serviço é bom e único envolve diversos fatores que devem ser seguidos à risca para que você consiga alcançar uma grande produtividade.
Por que é importante encantar?
Independentemente do foco do seu negócio, encantar os seus clientes é fundamental para alcançar bons resultados. Hoje temos consumidores muito mais exigentes e que buscam por alta qualidade aliada a experiências inovadoras.
Dessa forma, a venda deixa de ser algo básico, como muitos profissionais imaginam e aqui entra o atendimento como algo mais importante do que a venda em si. Um bom atendimento resulta em uma venda de sucesso.
Afinal, o cliente é um dos principais objetivos da existência de uma empresa e, por isso, pode e deve ser tratado com toda atenção possível.
Dicas práticas para encantar o cliente
Vá além do óbvio ao atender, surpreenda!
Grandes empresas como Nubank e Netflix vão além do básico, oferecendo ao mercado uma linguagem mais jovem e acessível (que vai de acordo com a perfil do seu público), o que possibilita atrair clientes de forma muito interativa.
Com esse atendimento diferenciado, essas empresas ganham mídia espontânea e, muitas vezes pessoas que nem imaginavam usar aqueles serviços, passam a admirar essas marcas por conta da difusão dessa maneira peculiar de atender.
Torne sua empresa multicanal
Mais do que nunca o mundo se transformou em uma grande comunidade online. Por isso os atendimentos devem ir além do trivial e-mail ou telefone, e a empresa que deseja ter sucesso precisa oferecer contato pelas redes sociais, sites ou chats online. Lembrando sempre que você deve responder a todos com extrema rapidez para evitar desgastes na relação com o público.
Overdelivery: entregue mais do que o esperado
Quando o assunto é venda, deixe o trivial no passado. Foque em uma entrega maior do que a que o seu cliente espera, o que conhecemos como overdelivery. A Nubank, por exemplo, para se desculpar com uma cliente que teve um valor debitado duas vezes na fatura, enviou um sanduíche na cor roxa, símbolo da marca para a cliente.
Outros exemplos são cupons de descontos para produtos, cartas escritas à mão em entregas e personalizações, o que demonstra a preocupação da empresa com os clientes.
Lembrando que, para que essas estratégias sejam ainda mais eficientes, toda a equipe precisa estar alinhada com os propósitos da equipe comercial.
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