Com o advento do digital, em tempos de pandemia, o representante comercial precisou reinventar-se. Dentro dessa modernização, o E-commerce B2B aparece como uma alternativa atrativa para que os negócios não sejam afetados enquanto não sabemos quando tudo voltará para a normalidade.
Entendendo o E-commerce B2B
Para contextualizar, a palavra veio do inglês, onde e-commerce significa “comércio eletrônico” e a sigla B2B é a abreviação de Bussiness to Business, que se trata de negócios feitos “de empresa para empresa”.
Dessa forma, quando tratamos de uma transação comercial entre duas empresas, feita online, chamamos de E-commerce B2B. Ou seja, por meio de uma plataforma, as indústrias, distribuidoras e representantes podem vender e se relacionar com a carteira de clientes de forma 100% virtual.
Grandes empresas, como o Grupo Martins, por exemplo, já se valem dessa tecnologia, que começa a se tornar alternativa para representações comerciais de menor porte. Nesse caso, os próprios representantes cuidam do desenvolvimento de plataformas próprias, onde hospedam os produtos de seus representados, facilitando o processo de vendas e pedidos.
Como funciona o E-commerce B2B?
A plataforma online fica disponível todo o tempo e o cliente pode fazer seus pedidos a qualquer momento, mesmo estando em casa ou aos finais de semana. Como esse modelo de negócio é voltado 100% ao universo corporativo, o acesso ao e-commerce ocorre de forma controlada, de acordo com a política comercial adotada e o perfil de cliente. O comprador pode acessar a plataforma, analisar os produtos e fazer um orçamento
por meio do acesso compartilhado pelo vendedor (ou criado por ele mesmo). Dessa forma, o comprador pode acompanhar a tabela de preços específica e suas condições comerciais e, após a escolha, o pedido será direcionado ao vendedor responsável. Dessa forma, em caso de necessidade, o vendedor pode ligar para acertar detalhes e,
se necessário, concluir a negociação.
Benefícios de ter um E-commerce B2B
O e-commerce B2B proporciona uma série de vantagens aos representantes
comerciais:
Maior autonomia e experiência de compra para o cliente, que não precisa
consultar inúmeras tabelas, verificar fotos em diversos sistemas ou até esperar pela visita do representante;
Liberdade ao cliente de acessar o catálogo e fazer o pedido quando e onde
quiser;
Proporciona ao representante maior abrangência geográfica e agilidade no atendimento;
Ajuda na reativação de clientes;
Aumenta seu ticket médio, pois o cliente tem acesso a todo o mix de produtos oferecido, que muitas vezes não era apresentado nas visitas presenciais, por falta de tempo do representante;
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