Eu costumo afirmar que a “negociação é uma arte”. E o profissional precisa dominar suas etapas com maestria para entregar um negócio eficiente para a empresa. Como todos os processos comerciais, algumas etapas envolvem o ato de negociar. Continue a leitura para entender melhor.
Etapas da negociação
Análise e pesquisa
A negociação demanda um diagnóstico da realidade do cliente, com informações detalhadas e organizadas para direcionar todo o contato. Investigue os problemas, sonhos, necessidades e critérios usados pelo seu cliente para um fechamento de negócio.
Planejamento
Com as informações da etapa anterior em mãos, é preciso criar o caminho de condução, checando as possibilidades (problemas, objeções etc.), além de definir seus objetivos com essa negociação, meta, faturamento etc.
Força no diálogo
A condução da negociação é essencial e é preciso focar em um bom diálogo com o cliente para reduzir as objeções. A técnica do ganha-ganha é muito efetiva nesse momento, ajudando o cliente a tomar a decisão.
Fazer o cliente bater o martelo
Nesta etapa, é preciso relembrar os pontos com o cliente, para que o negócio não perca o sentido. E com isso, conduzir delicadamente o cliente para o tão esperado “sim”.
A negociação é uma habilidade essencial para os negócios. Quando perfeita, ela valoriza e respeita os envolvidos, trazendo soluções claras e pertinentes para chegar ao resultado esperado pela empresa. Afinal, uma negociação é um jogo de forças, mas que envolve um processo emocional, buscando as concessões necessárias para alcançar o objetivo do negociador.
Para a empresa, uma negociação perfeita incorre na redução de custos, atingir metas e expandir os seus negócios diante das expectativas geradas pela companhia.
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