Vender mais é o sonho de qualquer profissional que trabalha na área comercial. Por esse motivo a produtividade em vendas é essencial. Mas, mais do que vender mais, ser mais produtivo significa vender mais usando os mesmos recursos.
O que pode interferir na produtividade em vendas do seu negócio?
Uma empresa se assemelha a um time de futebol e, dentro dessa analogia, a equipe de vendas é o atacante. E sabemos que, em uma partida, por melhor que seja o atacante, ele depende de outros jogadores (laterais, zagueiros etc) para marcar seus gols.
Então, ao analisar a produtividade, precisamos ir além de olhar apenas para a equipe comercial e enxergar a empresa como um todo. A equipe financeira, de pós-vendas, precisam estar 100% alinhadas com o propósito comercial para que o vendedor possa focar no principal: vender mais e melhor.
4 passos para melhorar a sua produtividade em vendas
Foco
Um bom vendedor precisa ter foco total nos objetivos traçados. Não pode apenas vender por vender, fazer de tudo para finalizar um pedido sem o comprometimento com a vida do cliente.
Priorize o que é importante
Ser bem-sucedido na profissão também significa dizer não. Nem todas as oportunidades são ideais para você e é preciso saber filtrá-las. Seguindo a premissa do passo anterior, tenha foco naquilo que deseja conquistar e oferecer ao seu cliente, e priorize os processos que irão te levar a isso. Sobre o resto, delegue ou elimine de sua rotina.
Organize sua agenda
Uma estrutura comercial depende de diversos processos (prospectar, atender, fazer reuniões etc), e todos eles precisam estar organizados. Então, um bom vendedor tem a sua agenda organizada, com dias e períodos específicos para atendimentos, estudo de clientes, desenvolvimento de orçamentos e muito mais.
Tenha um sistema comercial
Gerir leads com eficiência precisa de um suporte e organização profissional. Um sistema de vendas vai te ajudar a categorizar a situação de todos os leads, assim você pode organizar a agenda, atendimentos e envio de propostas.
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