O marketing sensorial é uma das mais recentes estratégias de divulgação que devem ser consideradas para o seu negócio. Ao explorar os sentidos, os básicos que aprendemos nas aulas de ciências da escola (olfato, paladar, tato, visão, audição).
Durante o processo de compra, o cliente tem contato com o produto de formas complexas e diferentes, não ficando restrito a uma visualização simples.
Marketing sensorial no detalhe
O marketing sensorial é uma ferramenta de divulgação que visa estimular os cinco sentidos do corpo humano:
– Tato;
– Olfato;
– Paladar;
– Visão;
– Audição.
Exemplos práticos
Olfato
Ele é um dos sentidos mais poderosos na hora de construir a “marca sensorial” do seu negócio, afinal os cheiros representam lembranças, afinal eles são capazes de transportar diretamente a pessoa para uma memória.
Quem trabalha com alimentos ou perfumes, sai na frente, pois pode usar seus produtos para despertar o consumidor: uma padaria com cheirinho de pão quentinho, ou uma loja de perfumes com aquele cheirinho maravilhoso.
Outro ponto é criar a identidade olfativa do seu negócio: lojas como Farm, Shoulder, Melissa etc, têm cheios específicos que te remetem especificamente nisso. A nossa especialista, Eliana Santos, inclusive tem uma marca de identidades de marketing olfativo. Clique aqui e conheça mais.
Paladar
Vamos pensar em uma recepção de clínica estética ou um salão de beleza: a maioria dispõe de água, café ou um lanche para os clientes. Dessa forma, a sensação de espera — que é um dos fatores negativos em estar naquele lugar — é despistada e transformada em algo mais agradável.
Visão
Aqui podemos lembrar dos conceitos de identidade visual, que são as cores, fontes e elementos relacionados ao seu negócio. Pois sempre que alguém as ver, irá relacionar a sua empresa. Assim como o MCDonalds, que trouxe para a sua combinação de cores uma identidade única.
Audição
Quem não se lembra das famosas músicas de elevador? Ou daquela musiquinha bem levinha tocada em restaurantes? Elas ajudam o consumidor a se manter mais calmo e ter uma experiência agradável no negócio.
Tato
Pode parecer o mais difícil de se trabalhar, mas totalmente possível. Sentir o tecido de uma roupa, entrar em um veículo e tocar no volante são exemplos de ações que são desenvolvidas para intensificar o estímulo do tato.
A Ian Vendas Estratégcas de ajuda com o marketing sensorial
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