O mínimo produto viável, ou mais conhecido por sua sigla em inglês (MVP) significa construir a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo de recursos para entregar ao mercado a proposta de valor da ideia. Assim, é possível validar o produto antes de seu lançamento.
Passo a passo simples para criar seu mínimo produto viável
- Definir sua proposta de valor
Qualquer negócio começa com a definição de uma proposta de valor. Trata-se de desenvolver uma ideia que agregue valor e retorno para o cliente. Basicamente, pensar na transformação que esse produto/serviço vai gerar no consumidor.
- Testar o mercado
Após desenvolver o mínimo produto viável (o formato mais simples de entrega deste produto/serviço), é hora de entender o interesse que o mercado que você pretende atuar possa ter nele, a ponto de justificar o investimento nessa solução.
Existem várias formas de se testar: uma delas é testar esse produto/serviço para um público menor e controlado. Vamos colocar como exemplo uma confeitaria que deseja lançar um novo tipo de doce: o interessante seria selecionar uma amostra controlada de público para poder entender o feedback do mercado em relação a esse produto.
É preciso entender duas coisas nesse processo:
1- O nível de receptividade do público;
2- Pontos de melhoria que devem ser considerados para aumentar os resultados
- Último passo: repetição
Após testar o mínimo produto viável, é chegado o momento de analisar os feedbacks recebidos e saber se é possível continuar com o trabalho. Se for o caso, reformule o produto e faça novamente os testes até chegar em um nível perfeito para lançamento em grande escala.
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