Se você nunca pensou na importância do marketing de relacionamento para o seu negócio tenho certeza de que, após ler esse artigo, irá investir nessa estratégia. É preciso ir além da prospecção e começar a pensar em formas de fidelizar os clientes já conquistados.
Entendendo o marketing de relacionamento
Podemos definir o conceito de marketing de relacionamento como uma estratégia que tem objetivo de criar e manter um relacionamento próximo entre a empresa e sua carteira de clientes.
Inclui todas as ações de fidelizações do público, conquistando a confiança de cada um deles. O objetivo é ter consumidores fiéis, que acreditam tanto nas soluções de sua empresa que passam a atuar como advogados e defensores da sua marca, a recomendando para amigos e familiares.
Vantagens de focar em relacionamento
Além de clientes fiéis, outros benefícios envolvem a prática do marketing de relacionamento. Entre eles estão a captação de feedbacks sobre seus produtos e serviços, permitindo a melhoria contínua, além da conquista de novos prospects, pois um cliente satisfeito irá propagar a sua marca.
Como estabelecer essa estratégia no seu negócio?
Altere a cultura da sua empresa
Antes de colocar qualquer ação em prática, pense em como desenvolver junto aos colaboradores a importância do foco no cliente. Todos os funcionários devem estar cientes de que, cada um de uma forma, são responsáveis pela satisfação do cliente, mesmo após a venda.
Identifique clientes-chave
Ao iniciar a aplicação dessa estratégia é importante que você tenha um banco de dados com as informações dos principais clientes, por exemplo um CRM (Customer Relationship Management ou no bom português Gestão de Relacionamento com o Cliente). Assim você poderá aplicar estratégias como:
– Gerir a periodicidade de compras do cliente e contá-lo de dentro do “time” adequado;
– Contatos periódicos informando sobre promoções;
– Parabenizar em datas importantes;
– Fazer pesquisar visando avaliar a percepção dos clientes do seu negócio;
– Oferecer brindes e vantagens.
Canais para formar relacionamento com o cliente
Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)
Canal pelo qual o cliente faz contato com a empresa ou fornecedor de determinado produto/serviço. Por meio desse atendimento, ele pode pedir informações, fazer reclamações, cancelar serviços, sugerir melhorias e até elogiar a sua empresa.
Ouvidoria
Trata-se de um setor organizado e focado na resolução de problemas que não foram resolvidos por outros meios. É uma solução mais incisiva, que o cliente usa quando não conseguiu atendimento de outras formas. Aqui sua equipe precisa focar em reconquistar o cliente que está quase indo embora definitivamente.
Helpdesk
Trata-se de uma central de ajuda, com sistema de atendimento flexível que pode ser realizado pessoalmente ou por e-mail, telefone etc. Inclusive algumas empresas já possuem aplicativos que facilitam a proximidade com os clientes.
Conte com a IAN Vendas Estratégias para aplicar o marketing de relacionamento
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